Della Motta

Nome Completo:   Walmir de Souza Della Motta

Partido:   PODE

Data de Nascimento:   25 de Agosto de 1962

Telefone:   (16) 3713-1521

E-mail:   ver.dellamotta@franca.sp.leg.br

Número do Gabinete:   09

Biografia:  

Policial militar conhecido na cidade pela postura ética e firme, Walmir de Sousa Della Motta inicia o seu segundo mandato como vereador em Franca. Logo em sua primeira candidatura à Câmara Municipal em 2016, foi eleito com 2.220 votos. Quatro anos depois, foi escolhido por 1.411 eleitores.
Della Motta nasceu em 25 de agosto de 1962, em Caconde (SP), mas mora em Franca desde 1989. Atuou por muitos anos no radiopatrulhamento padrão e na Força Tática e chegou a comandar a Polícia Militar de Rifaina (SP). Hoje, é tenente da reserva e, desde 2011, instrutor na Escola de Formação de Soldados e Instrutor na Formação de Vigilantes.
Ao iniciar sua vereança, ele se propôs a levar os valores da corporação para dentro da política. Em seu primeiro mandato, Della Motta se apresentou como um agente de renovação na política local: ele afirmou que havia se cansado de apenas observar o cenário e quis dar a sua parcela de contribuição para que a população pudesse ter mais voz no Poder Legislativo local.
Em seus primeiros quatro anos como vereador, ele se destacou pela elaboração de legislação voltada para a transparência e o controle social. Pode-se citar, como exemplo, a Lei nº 8.733/2018, que determina a publicação dos currículos dos comissionados nomeados pela Prefeitura e Câmara (veja aqui); e a Lei nº 8.855/2019, que obriga o uso de adesivos de identificação nos veículos oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo locais (https://franca.sp.leg.br/pt-br/legislacao/lei-no-8855-de-12-de-novembro-de-2019).
Outro ponto-chave do mandato de Della Motta foi a fiscalização do Poder Executivo Municipal:
“Vistoriamos principalmente o setor de educação; visitamos praticamente todas as escolas municipais. Na área da saúde, estivemos em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Através de Indicações e Requerimentos, cobramos o Poder Público a suprir o básico que estava faltando nas unidades de saúde. Chegou um momento que nem morfina havia no Pronto-Socorro “Álvaro Azzuz”. Também fiscalizamos o departamento de esporte, realizando visitas na FEAC (Fundação de Esporte, Arte e Cultura da Cidade de Franca)”.
Para a legislatura de 2021-2024, o vereador está elaborando projetos de lei focados na causa ambiental, os quais já foram encaminhados ao CONDEMA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico) para análise. Outra propositura, referente a caçambas, também deverá ser apresentada, e deverá contar inclusive com a realização de uma audiência pública. Além de tudo, Della Motta pretende continuar o seu trabalho de fiscalização dos órgãos públicos da cidade:
“A função mais importante do vereador é fiscalizar. Por isso que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são harmônicos e independentes. Não podemos esquecer que a Câmara Municipal é o Poder Legislativo da cidade de Franca, e portanto precisa de respeito, principalmente daqueles que estão na Prefeitura. Precisamos ser companheiros e dar uma qualidade de vida melhor aos moradores de Franca, principalmente os mais humildes. Temos quatro anos para trabalhar e precisamos ser fortes nesses quatro anos”.